quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

"Ela bebe igual homem."

Já faz uns dias que ouvi essa frase (pela ultima vez, quero dizer). Foi a primeira vez que ouvi isso depois de me identificar como feminista. E foi um baque tão grande em mim que eu estou há semanas pensando nisso (deve fazer por volta de um mês desde que o célebre cidadão que fez tal comentário a proferiu) e sentindo que preciso escrever.

Só para firmar bem, segue a frase novamente:

Ela bebe igual homem.

Muitos vão dizer que é frescura. Que é só uma frase "engraçada" que todo mundo usa. Que reclamar disso é falta do que fazer (falta de louça na pia! diriam alguns). Mas não, não é. Não é porque a frase não pode estar tão impregnada na sociedade e ser tão errada.

"Bebe igual homem." Logo, pelas vias lógicas - e o machismo me diz que homem que é bom de lógica, então me acompanhem - todo homem bebe. E bebe muito, pela conotação da frase. Entende de bebida, bebe muito e gosta de beber. E mulher, ah, mulher não bebe. Mulher não sabe beber. Mulher que bebe muito possui uma característica primária do homem, e se faz tal ação direito, é porque a faz tal qual o homem faz.

Só que não.

Nem todo homem - pasmem! - bebe. Tem homem que não gosta, tem homem que não vê graça, e tem homem que acha muito melhor beber água. "Beber igual homem" é algo tão relativo quanto dizer que um objeto é azul como aquilo. Aquilo o quê? Aquilo sequer é azul?

O que as pessoas não percebem é que por trás de frases "inocentes" como esta é que ficam as ideologias machistas - e por vezes racistas, homofóbicas, etc - da sociedade. É no pensamento já enraizado na mente das pessoas que fica o julgamento de que uma mulher é vadia se bebe muito - se bebe como homem -, de que não é uma mulher de respeito se bebe muito - como homem -, de que ela tem filhos e deveria pensar mais neles, que absurdo, se bebe muito - como homem.

Porque o homem pode beber. Ele não é "cachorro" se bebe muito. Se não "se dá ao respeito". Ele não deixa de ser bom pai se ele sabe beber. Porque homem sabe beber. Porque homem pode. Porque homem é homem.

Um dia mulher vai poder beber o quanto ela quiser porque ela pode porque ela é uma pessoa.

Até lá, eu fico aqui escrevendo textos sem sentido sobre os absurdos que eu escuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário