segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Controlando suas séries


Se você é um seriador, você sabe que às vezes fica difícil controlar suas séries. Se você vê muitas atuais, e vê também algumas antigas, ou mesmo está super atrasado numa atual... bem, desnecessário dizer que você pode se perder, acabar esquecendo uma série numa semana muito cheia, perdendo em qual episódio você parou naquela série atrasada, enfim, fazer uma bagunça. Por isso, eu queria apresentar pra vocês os sites que eu conheço que ajudam a gente a fazer um controle (e explicar as vantagens e desvantagens).


Bem, antes de falar de sites, eu vou dividir o método mais infalível que uso para o problema de esquecer um episódio. Eu baixo séries, não as vejo ao vivo nem mesmo online depois, eu baixo. E baixo em rmvb porque só essa semana que eu conseguir adquirir um HD externo (um terá, não vejo a hora dele chegar! *-*) e se eu baixar avi ou mkv meu notebook explode. Então, como eu faço pra não deixar passar nenhum episódio: eu entro todo dia no site que uso para baixar séries (novovix.blogspot.com), mesmo que naquele dia não deva sair nenhum episódio. Às vezes acontece de ter um episódio adiantado ou mesmo atrasado, e eu baixo. E eu deixo esse episódio baixado na minha pasta de download, que é organizada por data. Eu só movo o episódio para a pasta certa (que aqui é assim vídeos > Séries > [nome da série]) depois que eu vejo. Ou seja, a minha pasta de download sempre me diz o que eu devo assistir.

Ainda assim, eu tenho cadastro em todos os sites de séries que eu conheço. Na verdade eu acho que é porque sempre gostei de um site bem feito. Enfim, os sites que eu conheço são: Orangotag, Banco de Séries, Followmy e trakt. Abaixo minhas opiniões sobre eles para ajudá-los a escolher qual usar ou decidir migrar pra outro ou mesmo usar todos (tipo eu lol).

Orangotag: sendo honesta, esse eu não uso mais. Foi o primeiro que conheci (fui apresentada ao skoob, filmow e orangotag na mesma época e achei o máximo que havia um site pra cada coisa), e usei por muito tempo, mas desde antes de conhecer os outros três (que conheci muito perto um do outro) eu já tinha praticamente parado de usar. Respondendo duas perguntas básicas:
Quais as vantagens? Ele é em português e ele apresenta todos os episódios de uma série numa lista só (obviamente dividido por temporadas), não sendo necessário trocar de páginas pra marcar episódios vistos e etc, e ele permite que marquemos uma temporada toda como vista ou episódios individuais.
Quais as desvantagens? Ele está sempre fora do ar. Não sei que serviço de servidor eles usam, mas é horrível. E outra coisa que eu passei a perceber que poderia ser bem melhor depois que passei a usar outros é que a apresentação dele de séries que você vê, séries atrasadas e tals é bem ruim.
Minha opinião: a interface dele é mais... bonita. Não que seja bonita, mas ela é feita pra ser bonita. Sabe como às vezes você olha um blog e pensa “que fofo” e às vezes você olha um blog e pensa “que chique”, porque um é todo colorido e com curvas e alguns desenhos e o outro tem temáticas mais quadradas e simétricas, tipo profissional? É assim, eu diria que o orangotag é mais pro “que fofo”, e eu curto mais o profissional. Mas o que me fez parar de suar o site foi a instabilidade do servidor.

Banco de Séries: em termos de organização eu acho que esse é o melhor site. A divisão que ele faz é bem mais detalhada e te ajuda a decidir como fazer um controle melhor. Ele divide suas séries assim:
Ativas em dia: séries atuais nas quais você está totalmente em dia.
Com episódio recente: séries atuais nas quais você está atrasado em um episódio (o da semana).
Atrasadas de leve: séries atuais nas quais você possui até cinco episódios atrasados.
Bem atrasadas: séries atuais nas quais você possui de seis a dez episódios atrasados.
Atrasadíssimas: séries atuais nas quais você possui de onze a vinte episódios atrasados.
Só com maratona: séries atuais nas quais você possui mais do que vinte episódios atrasados.
Potenciais maratonas: séries finalizadas/canceladas nas quais você possui episódios atrasados.
Finalizadas em sai: séries finalizadas/canceladas as quais você viu inteiras.
Minha geladeiras: séries atuais/finalizadas/canceladas que você pretende ver futuramente.
Abandonas: séries atuais/finalizadas/canceladas que você largou.
Maratona: caso você resolva entrar numa maratona (ver vários episódios atrasados seguidos, ou num período determinado de tempo), você marca como maratona e o site te incentiva a ver.
Eu particularmente adoro essa divisão, porque séries que você quer ver você já pode por no seu perfil como interesse, mas sem ele ficar te falando que você está atrasada, e ele não te diz que você está atrasada numa série que falta o episódio que passou ontem.
Quais as vantagens? O que foi descrito acima, em termos de organização é o melhor. Além de, quando você entrar, ele te sugerir o que você poderia assistir no momento (aí ele dá prioridade ao que está menos atrasado e depois o mais atrasado e depois as na geladeira). E ele tem uma agenda muito legal com o que vai passar que você deve assistir. E você pode assinar um feed da sua agenda. E eu gosto do sistema de notas, que é de a a 10.
Quais as desvantagens? Muitas das vezes em que eu tento usá-lo ele funciona muito devagar. Mas só isso, de resto funciona super bem.
Minha opinião: site totalmente excelente, com opções interessantes e fáceis, além de uma interface simples, amigável e bonita. Indico com certeza!

Followmy: esse foi o site que descobri imediatamente depois que larguei o orangotag e por isso ele leva um lugarzinho especial no meu coração! Ele tem uma interface linda com efeitos super legais e eu adoro as opções do site.
Quais as vantagens? ele te da uma lista de séries que passaram há três dias e que passarão em três dias (das que você segue), e você pode marcar por ali mesmo quais episódios você viu, além de, nessa tela, ele te mostrar as atividades dos seus amigos. Ele permite que você faça comentários nos episódios que assistir, além de dar nota (de 1 a 5, que eu acho pouco). E você pode fazer comentários na páginas dos seus amigos ou nos “check-ins” deles. Ele também te mostra a lista de episódios que você deve ver (considerando aquilo que você segue, mesmo atrasado) e ele te dá a opção de “pular” episódios, ou seja, ele não fica marcado como visto, mas também não fica aparecendo pra você ver.
Quais as desvantagens? No seu perfil é possível ver as séries que você segue, mas se você acompanhou uma série finalizada ela não aparece lá (a não ser que você deixe como following, mas você não está mais seguindo, então é confuso). E ele não separas as séries atrasadas, das em dia, das abandonadas. Ah, e é em inglês (mas tem cadastradas séries brasileiras, o que é bem legal).
Minha opinião: eu adoro o site e é o que eu acesso primeiro pra marcar quando vejo um episódio, apesar dos defeitos, também recomendo.

Trakt: a coisa com o Trakt é que ele não é só pra séries, é também pra filmes, então ele tem toda uma estrutura diferente que não se foca somente no esquema de seriados.
Quais as vantagens: ele também tem um sistema de notas de 1 a 10, que eu amo mais completo, e ele permite que você dê uma nota para a série e dê notas diferentes para os episódios sem que isso interfira na nota geral. O calendário dele também é bem legal. Além disso, ele permite que você não só diga “assisti” como dê check-in com “estou vendo”, e como ele oferece um banner dinâmico (pra colocar em fóruns, blogs e afins) é bacaba, porque o banner muda conforme você dá check-in, além do fato de que se você assiste séries baixando ela em avi/mkv ele tem uma série de programas que fazem scrobble, ou seja, você começa a ver o episódio num programa desses e o site automaticamente coloca que você está vendo. E ele também tem uma opção legal que é a de marcar os episódios que você “tem” (seja baixado ou em DVD).
Quais as desvantagens: a watchlist dele é muito confusa, por aceitar filmes e em algumas abas misturar as duas coisas, ele não tem uma divisão legal de coisas vistas/a ver, e é meio ruim a mudança de “estou vendo” para “vi. E também é em inglês.
Minha opinião: eu só uso porque sou uma doida viciada, e na verdade faz tempo que não atualizo. Pra mim, que vejo em rmvb, ele não tem muita vantagem. Recomendo só pra você que vê em avi.

Então é isso. Se você é um seriador e tava em dúvida sobre qual site usar, ou precisava de uma ajuda nisso, aqui ficam minhas dicas. Espero que eu tenha ajudado você a escolher ou ao menos te apresentado algumas coisas novas.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário