terça-feira, 24 de março de 2015

Uma questão de representatividade

Acho que considerando todos os fatores eu demorei bastante para “quebrar” e escrever esse texto. Estou segurando a necessidade de expressar minha opinião há tempos – desde A Thor, eu acho – mas olha, não da mais pra segurar.

Ta circulando na internet e na boca das pessoas um papo de “roubando heróis dos brancos” ou qualquer merda parecida. E por “brancos” entenda qualquer grupo privilegiado como homens, héteros, cis, etc.

Ando meio por fora e não sei se a frase surgiu de brinde ao nada ou se teve alguma mudança recente que ocasionou isso. Isso não importa anyway.

Eu juro que a explicação vem abaixo – em muitas linhas, então é bom estarem com ânimo – mas eu preciso dizer isso pra vocês: é preconceito sim. Sou chata, tudo é preconceito hoje, não pode mais ter opinião... acreditem, vocês não são os primeiros a dizer essas frases então nem se cansem porque em nada ela interfere no fato de que é preconceito sim, seja direto ou indireto, planejado ou não, consciente ou não.

Antes de me xingar de preconceituosa (porque o mundo criou essa ideia de que chamar alguém de preconceituoso é preconceito... ?) meus argumentos vão abaixo.

1 - Tem muita gente que diz “não tenho nada contra negros, somos todos iguais, mas deixar o personagem negro não, né”. Hum... ok. Não somos todos iguais? Então por que te incomoda tanto? Não vejo fuzuê quando contratam ator britânico pra um personagem canadense, por exemplo. Ao dizer que você não quer um ator negro fazendo um personagem que é supostamente branco, você está admitindo com todas as letras que você não acha que negros e brancos (e todas as outras etnias não citadas) são iguais em características além do tom de pele. E isso jovem, novidade: é preconceito.

2 – Tem também muita gente que diz “o problema não é ter (super)heróis negros/mulheres/gays/etc, o problema é mudar os que já existem! Criem novos!” Primeira coisa: ?????????????? Vocês estão mesmo comparando o alcance do, sei lá, super homem, ao do zé da esquina, personagem que eu posso criar hoje? Sério mesmo? Olha, não to dizendo que a gente não deve criar personagens novos.                      É LÓGICO que a gente deve criar personagens novos e que esses personagens podem ter características diversas. Mas é hipocrisia limpa e pura dizer que da no mesmo. Não da no mesmo gente. Personagem novo não tem tanto alcance, nem sequer próximo a um personagem clássico. E sabe o que os personagens clássicos tem em comum? Mais da metade deles (não vou jogar porcentagem porque não tive tempo de calcular, mas eu arriscaria uma taxa de 75%, pensando de cabeça) se encaixa no grupo de privilegiados total (homem, branco, cis, hétero), sem contar os que se encaixam em dois ou três desses itens (talvez eu colocasse 85% assim). Mas, ah, beleza, cria um zé da esquina gay e ta tudo certo. Não ta certo porcaria nenhuma! Em um mundo em que mais da metade da população é mulher e mais da metade é negra COMO que se justifica uma taxa tão alta de homens brancos na mídia? Cara, sério. Se você não acha que tem algo errado e se você não se incomoda com isso você estão tão absurdamente preso na sua bolha de privilégios que eu não sei se tem salvação.

3 – É impressionante que você pode mudar tudo em um personagem ou sua história. Ele é nerd e brincalhão, mas vamos fazer ele tímido e quieto – uma mudança total na personalidade dele – que tudo bem. Ele é sombrio e calado, mas vamos fazer ele mulherengo, ok. Mas MEU DEUS DO CÉU NÃO DEIXA ELE DE OLHO PUXADO. Cara, sério? Acho que estamos numa época em que é possível entender que um personagem ser caucasiano, negro, asiático, indiano, latino ou outro não muda em nada a sua personalidade. E sabe o que é importante em um personagem? Acertou, a personalidade. O que me leva ao ponto:

4 – Deus ta vendo você fazendo referência pro Batman do Nolan – que num escala de zero a dez chega a no máximo três em fidelidade a HQ – e reclamando do Wally West agora ser negro. Repito o que disse acima, o que faz um personagem – uma pessoa, na verdade – quem ele é, é sua personalidade. E todo mundo parece aceitar muito bem quando fazem adaptações mudando isso (Homem aranha ????). Mas quando muda a sexualidade de um personagem, sem isso alterar no que faz dele o que ele é e principalmente no que faz dele um herói, todo mundo reclama? Desculpa, fera, mas isso é você sendo preconceituoso SIM, porque o que te incomoda não são mudanças, mas sim mudanças pra minorias.

Precisamos de heróis mulheres SIM, negrxs SIM, homossexuais SIM, trans SIM, aces SIM e muitos outros que simplesmente não se encaixam na grande maioria dos personagens famosos. E vamos criar novos e alterar antigos e fazer o que for preciso pra que a gente caminhe em direção a igualdade.


Desculpa cara, mas uma menininha negra achando que pode ser super-herói por se ver representada na TV é muito mais importante pra mim que o seu orgulho ferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário