quarta-feira, 23 de julho de 2014

Orgulho de ser privilegiado


É, eu sei. Textos com este cunho já foram feitos milhares de vezes, em sua maioria por pessoas muito mais aptas a falar sobre o tema do que eu. Eu também sei que se você não entende, não aceita ou não concorda com o que é exposto neste texto, lê-lo simplesmente não vai mudar a sua opinião. Mas eu sou teimosa e vou escrever mesmo assim.

O “orgulho de ser privilegiado” é aquele tão usado “orgulho de ser hétero” ou o “100% branco”. Há mais vertentes que podem ser usadas, mas estas são as mais comuns.
Quero deixar registrado de antemão o seguinte: eu, particularmente, usando aqui apenas a minha opinião, não acho que dizer alguma das frases acima ou outros – orgulho de ser homem, etc – seja homofobia/racismo/etc. Acho que é, em sua maioria, ignorancia, e em partes desrespeitoso e imbecil. Mas, novamente, essa é a minha opinião e ela não vai mudar a maneira como você pensa/age, então vá em frente.

O que acontece é o seguinte, a frase “orgulho de ser hétero” surgiu como uma forma dos héteros “buscarem igualidade” com os gays, que podem dizer “orgulho de ser gay” (pobres héteros, tendo que buscar por igualidade. L ). O fato é: se esta frase “orgulho de ser gay” quisesse dizer pura e simplesmente “eu tenho orgulho de gostar de alguém do mesmo sexo que eu”, então não haveria problema algum você dizer uma frase que equivale a “eu tenho orgulho de gostar de alguém do sexo oposto”. Mas o fato é que não é, não é isso que a frase quer dizer – não no total, e mutias vezes, nem em partes. Ninguém que diz “orgulho de ser gay” está totalmente dizendo que é orgulhoso de sua orientação sexual. Pode ser que isso até esteja incluído no pacote, mas não é tudo, na verdade é só uma parte pequena.

Quando alguém diz “orgulho de ser gay” o que eles estão dizendo é que eles tem orgulho de se assumir em uma posição que boa parte da população considera uma aberração; que eles tem orgulho de se assumir em uma posição que por anos e anos enfrenta preconceitos e ataques diretos – psicológicos e físicos – pelo fato de serem gays­; que eles tem orgulho de toda a luta que pessoas com a mesma orientação sexual fizeram e fazem para conquistar os “privilégios” – que na verdade não são privilégios, são direitos – que os héteros sempre tiveram; que eles se orgulham de ir contra um padrão de vida “normal”. Quer dizer que enquanto for necessário eles continuarão lutando por espaço e liberdade de simplesmente serem felizes como qualquer outra pessoa.

Dizer que você tem orgulho de ser hétero é como curpir na cara de um homossexual e pisar em cima dele. Orgulho de quê? De nunca ter tido de lutar para poder casar? De nunca ter tido de lutar para poder se beijar em público? De fazer parte de um grupo de pessoas que nunca foi espancado pelo simples fato de serem héteros? De poder adotar? De “hétero” não ser usado como xingamento? De fazer parte do grupo que sempre foi considerado “normal”, “padrão” e nunca enfrentou dificuldades por conta da orientação sexual? E o que há de se orgulhar aqui? Nada. O fato de já termos todos esses direitos – DIREITOS, não privilégios – já é a nossa recompensa. De podermos ser felizes sem leis nos impedindo. Não precisamos dizer que termos orgulho: temos nossos direitos básicos e isso é somente o que os homossexuais procuram.

Acho que não é necessário gastar um parágrafo explicando o “100% branco”, porque deve ter ficado óbvio. Mas basicamente, por explicação nunca é demais, quando alguém usa uma camiseta que diz “100% negro” não se está dizendo que a pessoa tem orgulho da cor de pele que tem, simplesmente. Caímos em lutas e obstáculos ainda maiores que os dos homossexuais. 100% branco? Ótimo, você tem orgulho de nunca ter sido julgado como alma pela igreja. De não ser escravo pela sua cor de pele. De não ter que lutar pelo direito de estudar ou de ter um bom emprego. E de tantos outros direitos que sempre foram seus que é até ridículo enumerar.

O “orgulho de ser xxxx” está intrinsincamente conectado a ser do lado oprimido. Porque o lado opressor nada tem do que se orgulhar. Ele não luta. E quando luta, não é porque ele precisa de algo, mas sim porque se recusa que o outro lado possa querer algo que ele já tem. Não há do que se orgulhar aqui. Não importa o ângulo que você olhe, não há, nem nunca houve, “boas intenções” por trás de nenhum dos atos.

Não se orgulhe de ser hétero. Não se orgulhe de ser branco. Orgulhe-se por aqueles que têm coragem de lutar por seus direitos, e redima-se os apoiando. Tenha orgulho disso, de fazer algo bom. Não de ser do lado opressor. Porque, honestamente, isso é simplesmente deprimente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário