quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

[Resenha] Terra de Histórias - O Feitiço do Desejo


Como eu quero me aperfeiçoar na arte de fazer resenhas, eu vou tentar fazer sempre que eu terminar um livro. Eu ando lenta nas minhas leituras. Meio de fevereiro e eu li dois livros (um dos quais minúsculo), então é. Mas pretendo melhorar (ou talvez não, faculdade voltou). Enfim.

O livro da vez é Terra de Histórias: o feitiço do desejo do Chris Colfer. Pera, você achou o nome familiar? É, talvez. Ele faz o Kurt em Glee.

Antes de falar do livro, vale dizer que o cara é talentosíssimo! Eu estou tentando achar qual o defeito dele, porque até hoje tudo que vi ele fazer foi incrível. Ele escreveu um roteiro, chamado Struck by Litghening, o qual ele também estrela. E ele é um ator e cantor ridiculamente talentoso. Então leiam sem preconceito.


Chris é um cara divertidíssimo e nerd, e ele já demonstra isso nos agradecimentos onde ele agradece a avó pelo “melhor conselho que um autor poderia receber”: Christopher, acho que você deveria se preocupar em terminar o primário antes de se preocupar em ser um autor fracassado.
E bem, porque a personalidade do Chris é relevante? Ok, vamos falar do livro: porque os dois personagens principais são o Chris.

O livro conta a história dos gêmeos Alex e Conner que perderam o pai num acidente de carro aos onze anos. Alex é uma garota inteligente e com poucos amigos, e Conner é um cara extrovertido e “popular” que não é tão bom assim nas aulas. E eles são o Chris, cada um uma metade.

Mas enfim, o pai dos meninos era dono de uma livraria e era completamente apaixonado por histórias. Ele lhes contava todos os tipos destas, os contos de fadas, as fábulas, as desconhecidas, tudo. E isso vinha da avó paterna, que também era apaixonada por livros.

A avó possui um livro chamado “Terra de Histórias” o qual ela e o filho lêem para os gêmeos desde que eles nasceram. Com a perda do pai e as dificuldades financeiras que vieram por conta disso, os gêmeos e a mãe deles estão passando por tempos difíceis e tristes, e então no aniversário de doze anos dos meninos a avó lhes dá o livro.

A coisa fica estranha quando o livro começa a brilhar e fazer barulho. E quando tudo que você coloca sobre ele desaparece dentro das páginas. E aí os gêmeos, como qualquer criança, resolvem ver o que acontecendo se eles tocarem no livro.

E obviamente eles caem no Terra de Histórias.

A premissa do livro é a interação dos gêmeos com os personagens dos contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Rapunzel. Tipo a série Once Upon a Time (mas totalmente diferente, não é cópia!).

Eu gostei muito da forma como a Terra é dividida, os reinos, quem é quem, como eles se conhecem. E o livro, chamado O feitiço do desejo, mostra a busca dos gêmeos pelos objetivos do tal feitiço que os permitirá ir pra casa. Então é uma aventura até que frenética deles indo atrás de coisas como o sapatinho de cristal da Cinderela e a cesta da Chapeuzinho Vermelho.

Pra fãs de contos de fadas é uma delícia! Alex, completamente apaixonada pelas histórias, se emociona muito sempre que conhece alguém que ela cresceu lendo sobre. E é ótima a forma como os gêmeos interagem: eles brigam (é claro), mas são muito companheiros e unidos, e juntos eles são brilhantes.

Achei a escrita uma delícia. Não é uma escrita oh, que perfeição, mas é daquelas que flui tão bem que você mal vê as páginas passando. Eu demorei pra ler porque eu enrolei demais, mas era só pegar o livro pra ler cinquenta páginas num piscar de olhos.

E, se você acha que é só a história dos gêmeos tentando voltar pra casa, você precisa ler. Porque umas boas cinco ou seis vezes eu fiquei de queixo caído com algumas revelações.

Sério, foi uma leitura inesquecível. Meu gênero favorito é fantasia, então tenho tendências a curtir mais os livros desse gênero. Mas esse livro me cativou completamente, adorei os personagens, a aventura, tudo.

Totalmente recomendado.

Perdões pela resenha horrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário